20 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
"Outubro Saudável": Prefeitura de Contagem promove ações em favor do bem-estar da população
Foto: Diego Sila/PMC
Com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, a iniciativa "Outubro Saudável" busca conscientizar e incentivar a população para adoção de hábitos mais saudáveis

Em 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação, ocasião em que a Prefeitura de Contagem organizou uma blitz educativa em um semáforo da avenida João César de Oliveira, distribuindo material informativo para sensibilizar a população sobre o problema da fome - que ainda é uma realidade não apenas na cidade, mas no país -, além de anunciar ações públicas que promovem o direito à uma alimentação saudável para todos.

De acordo com a coordenadora de nutrição, Renata Borges, “o objetivo foi mobilizar a cidade e aumentar a consciência coletiva sobre o Direito à Alimentação, um tema de extrema importância para todos”.

Renata explicou que foi distribuído material juntamente com copos de água, no intuito de sensibilizar as pessoas sobre a relevância de uma alimentação saudável e do maior consumo de água. “Água é alimento e é um direito”, disse Renata. As dicas fornecidas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Prefetura de Contagem realizou blitz educativa na segunda-feira (16/10)

A blitz foi realizada de maneira lúdica, envolvendo os personagens da Turma do Contagito, o que colaborou, na visão dos realizadores, para que a mensagem alcançasse, também, os mais jovens. Renata enfatizou ainda a importância de educar as pessoas sobre a alimentação saudável, democratizando o conhecimento e facilitando a adesão da população para práticas alimentares mais saudáveis.

Josélia Silva, dona de casa de 43 anos, elogiou a iniciativa, afirmando que “promover a importância da alimentação e fornecer dicas para uma vida mais saudável é altamente benéfico”. Ela reconheceu que, muitas vezes, “subestimamos o valor dos alimentos e da água, que são fundamentais para nossa saúde”.

No dia 18 de outubro, nos três restaurantes populares da cidade, outra ação de educação alimentar foi realizada: uma capacitação para funcionários e frequentadores sobre a importância de uma alimentação adequada. "Um cardápio variado e colorido sempre deve fazer parte da nossa vida, pois oferece uma variedade de benefícios ao organismo", explicou Renata.

Nesse dia, o cardápio incluiu arroz colorido, feijão, sobrecoxa com mix de pimentões e cebola, ratatouille (legumes assados, como berinjela, abobrinha, tomate e cebola), mix de repolhos e tomate, e salada de frutas de sobremesa.

Giselly Arrudas, moradora do bairro Eldorado, elogiou a iniciativa, afirmando que quanto mais a população for conscientizada, melhor será. Ela destacou a importância do apoio da Prefeitura na promoção de alimentação saudável, especialmente em um mundo onde o acesso à comida e seus benefícios não é garantido para todos.

Mais ações

A Prefeitura tem desenvolvido, ao longo do ano, várias outras ações sobre alimentação saudável, incluindo o Programa "Você Mais Saudável", que oferece orientações nutricionais e acompanhamento aos funcionários dos restaurantes populares e da

Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar desde fevereiro de 2023, visando melhorar a saúde dos trabalhadores, com resultados positivos.

Outra iniciativa importante é a campanha “Desperdício Zero", que a cada 45 dias aborda os frequentadores dos restaurantes populares, visando conscientizá-los para não desperdiçar alimentos nas bandejas. O convite é para que, na hora de servir o almoço, o usuário informe a quantidade de alimentos que vai consumir, evitando o descarte.

Além disso, serão realizados cursos no Banco de Alimentos, voltados para as instituições de educação infantil atendidas, e, no dia 24 de outubro haverá o lançamento de um vídeo institucional e uma exposição de fotos sobre as experiências de agricultura urbana em Contagem.

ACESSE AQUI e confira a galeria de fotos: Fotógrafo: Lírio Santos e Silva